Reunião dos aposentados(as) e pensionista é sucesso
A tão aguardada reunião do ano de 2024 dos aposentados (as) e pensionistas do SINDPREV/DF aconteceu na quinta-feira (04/04). A mesa foi composta pelos diretores (as) João Torquato da Secretaria Jurídica, Adriano da Secretaria de Finanças, Tereza da Secretaria de Administração e Antonia da Secretaria Esporte Cultura e Lazer, como convidado Pedro Armengol diretor da CUT Nacional e diretor da Condsef.
João iniciou a reunião explanando sobre a Conjuntura Nacional, Campanha Salarial e Geap. Logo após passou a palavra para Pedro Armengol que relembrou um pouco do governo Dilma, Temer e Bolsonaro o qual deixou o orçamento zerado a ponto dos servidores públicos ficarem sem nenhum reajuste.
Já no governo Lula as entidades conseguiram o retorno da mesa de negociação que resultou no reajuste de nove por cento, em 2023. Nas reuniões da Mesa de Negociação Permanente o governo apresenta reajuste zero para 2024, concedendo reajustes somente para os benefícios, no caso os beneficiados são os servidores que estão na ativa, e os aposentados e pensionistas sairiam prejudicados. Com isso as Entidades Nacionais buscam entendimento na próxima reunião que acontecerá agora em abril. Em 2024 não haverá reajuste linear. O que algumas entidades querem e estão pressionando é a aprovação dos benefícios e isso nós não aceitamos, queremos uma política salarial justa. Portanto, até o meio do ano serão implantadas as Mesas Setoriais que discutirão o reajuste para os anos de 2025 e 2026.
Vamos frisar que devido o arcabouço fiscal não se tem reajuste salarial. A luta é de todos, participe de todos os movimentos: Dia 16/04 haverá uma Audiência Pública que discutirá o reajuste dos servidores públicos; Dia 17/04 Marcha Brasília e no dia 22/05 Marcha da Classe Trabalhadora.
A servidora Ana Maria falou sobre a real situação dos aposentados e a Joana D’arc sugeriu que houvesse reunião todos os meses, João Torquato ficou de avaliar e conversar com a diretoria, mas achou a sugestão ótima. No final da reunião foi servido um delicioso lanche onde todos(as) puderam conversar e matar a saudade dos encontros. A presença de todos aposentados (as) e pensionistas é fundamental para o sucesso da reunião, a participação enriquece as discussões e fortalece a luta.
Jornalista responsável:
Olivia de França
Obs : Para visualizarem as fotos a baixo, tem que clicar nelas