Os servidores do Ministério da Saúde do prédio sede e anexo, bem como os servidores cedidos ao GDF, participaram de atividade nesta quinta, 23/02. A atividade ocorreu em frente ao prédio anexo da pasta.
Na pauta, a manutenção da GSISTE no quantitativo atual, visto que o governo pretende realizar uma redistribuição de parte das cotas atualmente reservadas ao MS para outros ministérios. Os servidores por outro lado, colocam que não será possível a continuidade de suas tarefas de alta responsabilidade, sem o pagamento da gratificação.
Foi elaborada uma pauta de reinvindicações, a ser discutida com o governo, através das entidades de âmbito nacional, a saber:
1 – Manutenção de todas as gratificações GSISTE E GSISP dos servidores do Ministério da Saúde do decreto n. 11.382, de 19 de janeiro de 2023, artigos 7 e 8 que prevê a redistribuição para outros órgãos e ministérios;
2 – Estabelecer Plano de Carreira para os servidores do Ministério da Saúde;
3 – Redução da jornada de trabalho sem perda salarial (7 horas corridas);
4 – Previsão de novos concursos para a recomposição da força de trabalho;
5 – Regulamentação do teletrabalho em todo o MS;
6 – Instituição do Adicional de Qualificação;
7 – Revisão da faixa salarial da GEAP;
8 – Melhoria do Auxílio Alimentação;
O governo restaurou a Mesa Nacional de Negociação Permanente, bem como a Mesa de Negociação da Saúde, também será restaurada, onde itens como estes serão debatidos. Entretanto, a mobilização dos servidores será de vital importância para a garantia do atendimento das nossas demandas.
O ano de 2023, mal começou e será um tempo de muita luta para a nossa categoria. Mas com atividades como esta, os servidores do MS dão uma clara demonstração de que disposição para a luta, não faltará!