O SINDPREV/DF participou da Audiência Pública nessa segunda (19/08) no Senado Federal, na Câmara dos Deputados com a presença do Autor do requerimento para a audiência pública, o presidente do colegiado, senador Paulo Paim, O secretário do Regime Geral de Previdência Social do Ministério da Previdência Social, Adroaldo da Cunha Portal, diretor do SINSPREV, Leonardo Gomes Fonseca e José Hailton Diana Jr., da OAB. Para debaterem a seguinte pauta: A proteção do atual modelo brasileiro de Previdência Social, tema importante para todos. Durante a discursão, comentaram sobre a greve de servidores do INSS.
Leonardo Gomes Fonseca ressaltou a greve da categoria deflagrada desde o dia 10, por meio da qual os servidores reivindicam uma mesa de negociação junto ao Ministério da Gestão. O intuito dos servidores é garantir reajuste salarial de 33% até 2026, melhores condições de trabalho e valorização dos técnicos do seguro social com a exigência de curso superior para ingresso na carreira.
O movimento grevista impacta a concessão de benefícios como aposentadorias, pensões e BPC, além das revisões e dos atendimentos presenciais. Segundo Leonardo, ainda não houve abertura da mesa de negociação pelo governo.
— A Previdência pública só conseguirá prosperar se houver equilíbrio na parte da arrecadação, da gestão e da valorização dos servidores — defendeu o debatedor.
O secretário Adroaldo Portal disse que tem participado de debates internos quanto à greve no âmbito do governo e ressaltou que a carreira do INSS é uma das mais meritórias dentro do serviço público federal. Ele elogiou a excelência dos integrantes do quadro, mas negou que não haja mesas de negociação. E alertou para o fato de que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já tem discutido com todas as categorias do setor ao longo dos últimos meses e ponderou que uma greve como a instaurada pelo INSS não pode deixar nenhum cidadão refém.
— A gente precisa encontrar um meio de negociar sem prejudicar a população. A greve é legítima, mas é preciso lembrar que ao final dos quatro anos do governo do presidente Lula, teremos concedido mais de 28% de reajuste salarial, e isso recompõe a inflação. Haverá, com isso, uma recomposição de uma conta de governos anteriores. Recompõe perdas da última década? É claro que não. Mas é justo cobrar desse governo em 18 meses os retrocessos dos últimos sete anos? É justo exigir desse governo que, além do reajuste salarial, se garantam todas as pautas de todas as carreiras agora, numa tacada só? — questionou o representante do Ministério da Previdência Social.
Paulo Paim ressaltou que não há como o governo ignorar um movimento grevista da importância desse que está acontecendo no país. O parlamentar lembrou, no entanto, que a conversa deve sempre ter lugar, ao invés da violência. Ele disse que vai contribuir com a continuidade das negociações.
— Que a gente consiga abrir espaço para o diálogo, porque eu já acompanhei muito movimento de greve [ao longo da vida] onde defendi o argumento ao invés de simplesmente se “sair batendo” — finalizou o parlamentar.
Fonte: Agência Senado
O diretor do sindprev/DF, João Torquato, pediu fala ao presidente, mas foi negado pelo acordo feito na mesa que nada seria debatido diretamente com a plenária. Ao término da audiência, o diretor se dirigiu ao secretário Adroaldo, fazendo críticas ao atual governo pelos desrespeitos aos servidores que aderiram à greve.
Clique na imagem para melhor visualização.
PARTICIPEM DA ASSEMBLEIA VIRTUAL DE GREVE DOS SERVIDORES DO INSS-DF
DIA: 23/08 Sexta-Feira
Ás 15 hs
Plataforma Zoom.Us
Para participar clique no link abaixo para PREENCHER O FORMULÁRIO até às 13:30 do dia 23/08.
https://forms.gle/3ETdTG6gHzZpWuSJ8
Você receberá o link da reunião no E-mail ou WhatsApp
PEDIMOS QUE ENTRE NA REUNIÃO COM O SEU NOME PARA MELHOR IDENTIFICAÇÃO
Dúvidas ligue para (61) 996217941 ou envie um e-mail para